Toda semana recebo convites para ingressar em uma nova rede social, e pessoas me perguntam por que não estou ainda no Google+, por que não posto vídeos no YouTube ou por que minha conta no Orkut foi abandonada. A resposta é simples: não é possível estar o tempo todo em todos os lugares.
A sensação de estar sufocado pela quantidade de compromissos nas redes sociais tem sido uma constante na vida das pessoas, e não somente na daquelas que, como eu, têm nas mídias sociais a fonte de seu trabalho. Isso sem falar nas quatro contas de email, nos telefonemas, nas reuniões, e equilibrar tudo isso com o lazer, os afazeres domésticos, a vida pessoal.
Viver nesta era não é fácil, não. Muita informação, e tão poucos filtros. Resolvi parar e me organizar. Fazer escolhas faz parte disso. Escolhi não participar de redes demais, para poder participar com um mínimo de qualidade em cada uma delas – porque elas têm desdobramentos, também: grupos de discussão no LinkedIn e no Facebook, responder aos comentários nos blogs que mantenho, participar dos chats no Twitter…
A internet é uma fonte riquíssima de informação e entretenimento, mas o valor da curadoria, a meu ver, será cada vez mais relevante a curto prazo. Aprender a filtrar o que você consome de conteúdo na internet é fundamental para aproveitar o seu tempo e transformar tudo isso em conhecimento, em utilidade.
A primeira coisa a fazer é: elimine as contas nas redes que você quase não frequenta. Pense se vale a pena se cadastrar em novas redes – o que você ganhará com isso em termos de networking. Pense no tempo que você precisará despender, todos os dias, para interagir com as pessoas nesses canais. E concentre-se em meia dúzia que julgar mais importante e produtivo. Selecione.
O segundo passo é: preste atenção no conteúdo que você está consumindo, mas também no que está compartilhando. Não faz mal ser superficial e fútil em alguns momentos, mas, por favor, utilize melhor o seu tempo e o de seus interlocutores. Produza.
Uma terceira providência é: estabelecer uma rotina nas redes, senão você corre o risco de se perder navegando o dia todo. Essa talvez seja a parte mais difícil, porque o poder de atração da internet é pior do que canto de sereia. Se não cuidarmos, sucumbimos à sedução de tantos sites interessantes e perdemos o foco. Concentre-se.
Com isso, você poderá aproveitar melhor o potencial das mídias sociais e produzir melhor, com mais relevância, além de consumir conteúdo de melhor qualidade, também.
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