O nome da MARCA é um dos itens mais importantes para uma empresa se conectar com o consumidor e conseguir entrar no seu imaginário. É muito mais fácil, por exemplo, mudar um logo, uma embalagem ou uma campanha publicitária. Trocar ou alterar o nome da marca, entretanto, é uma tarefa árdua.
Um bom nome é sinônimo de uma boa reputação e deve ter suas fonéticas associadas a sons que se relacionem com o posicionamento da marca.
Também é importante pensar em aspecto global. Alguns nomes, em um idioma diferente, podem significar ou remeter a temas constrangedores que não se encaixam nos valores da marca.
No geral, se classifica nomes de marcas em quatro grupos:
• Funcionais: nomes que descrevem o produto, serviço ou a empresa. Ex.: General Motors.
• Inventados: nomes com raízes Gregas ou latinas, baseados em rítmicos sonoros ou palavras inventadas. Ex.: Google.
• Experimentais: nomes focados na experiência que a empresa, produto ou serviço oferecem. Ex.: Land Hover.
• Evocativos: nomes que evoquem qualidades e características. Ex.: Jaguar.
Se analisarmos algumas marcas de sucesso, percebemos que a maioria envolve bons nomes, não só para a empresa, mas também para os produtos e serviços oferecidos.
Apple, Nike, Mackbook, Big Mac, FedEx, entre outros, são alguns exemplos de nomes de sucesso.
Seguindo essa linha de pensamento, a Exame fez uma matéria muito interessante com 7 dicas simples para dar nome a um produto ou empresa:
1. Pense no posicionamento da marca
2. Simplifique as coisas
3. Evite associações impróprias
4. Fuja dos modismos
5. Fique atento à pronúncia
6. Solte a imaginação
7. Verifique a disponibilidade
O item sete tem uma importância muito grande e que muitas pessoas esquecem: um domínio disponível é importantíssimo. Sem ele, você não consegue fazer o site da sua empresa ou terá que escolher alternativas menos óbvias. É muito comum vermos empresas com um endereço eletrônico que não faz muito sentido, o que demonstra falta de planejamento nesse âmbito.
Enfim, esse é um assunto muito extenso, que com certeza abordarei mais vezes. Acredito, porém, que já deu para ter uma idéia desse outro universo que também faz parte do Branding e sanar algumas dúvidas do pessoal que vem me perguntar no twitter como escolher o nome de uma empresa e/ou produto.
Fonte: Exame.com http://goo.gl/8kdM
0 comentários:
Postar um comentário