sexta-feira, 22 de julho de 2011

O que é inovação pra você?

Quando falamos de inovação, a primeira coisa que nos vem à cabeça são as grandes invenções, como o foguete, a lâmpada, a internet, etc. Quando falamos da área de tecnologia, a coisa fica ainda mais específica, pois logo pensamos no iPhone, iPad, 3G, cloud computing, Facebook, Android e etc.

Sim, todos estes exemplos são inovações. Aliás, na maioria, são inovações radicais ou de ruptura como classificadas pelas grandes convenções, pois elas revolucionam principalmente o modelo de negócio.

Todo mundo adora as inovações radicais e elas são realmente importantes. Quem não fica admirado com iPhone/iPod/iPad+iTunes? E isso mudou drasticamente o modelo de negócio de vários segmentos como software, músicas, livros, filmes e etc.

(DAVILA, EPSTEINS e SHELTON, As Regras da inovação, 2006, p.34).

A questão é que nem sempre precisamos ou temos recursos para uma inovação radical, mas na maioria das vezes podemos recorrer a outros tipos de inovações que no momento certo podem ser mais rápidas e mais eficientes para gerar valor ao seu negócio. Veja a matriz abaixo que ilustra os tipos de inovação:

Todas as inovações da matriz acima são igualmente importantes quando utilizadas na hora certa. Não precisamos sempre modificar radicalmente o modelo de negócio para sermos inovadores.

Vou questionar ainda mais: nem sempre inovação está ligada a algo novo....

tsc tsc... Como assim?

No começo do mês, tive uma aula no curso de Gestão da Inovação na faculdade ESPM e o professor questionou diversos pontos. Entre eles, um que me fez pensar e consequentemente escrever este artigo.

Foi mais ou menos assim:

- Inovação é sempre alguma coisa nova? Perguntou o professor.

- E o silêncio prevaleceu na sala.

- Vou dar um exemplo: se nos dias atuais eu levar uma menina para jantar e ao parar na porta do restaurante, descer do carro dar a volta e abrir a porta para ela, estarei inovando? Ela vai considerar isso um comportamento inovador? Sim! Estarei resgatando algo bem antigo, nada novo, por não ser mais um comportamento utilizado. Eu estarei inovando no meu comportamento.

Estes questionamentos sobre o que é inovação ajudam a concluir que você pode ser um profissional inovador ou tornar a sua empresa inovadora e tirar proveito disso, sem precisar inventar um iPhone por semana ou se preocupar em inventar algo completamente novo a cada vez que inovar. Ficou aliviado, não é? Mas, muita calma, pois há algo que exige esforço e disciplina e que é o que mais precisa ser levado a sério. Algo determinante para a inovação é integrá-la na mentalidade do negócio, fazendo dela um processo contínuo, organizado e mensurável.

“A organização inovadora não é aquela em que as inovações ocorrem esporadicamente. (...) A organização inovadora é permeada por um processo contínuo e permanente de produção de inovações, inovações essas que podem ser de qualquer natureza – de produto, processo, gestão ou negócios.”

Marcos Augusto de Vasconcellos, Gestão de ideias para inovação contínua (2009).

Se você começou a se questionar sobre o que é inovação, eu lhe recomendo o seguinte exercício: analise as pequenas e grandes melhorias, mudanças e novidades que ocorrem na sua empresa, sejam elas de processos, produtos/serviços, marketing ou até organizacionais, classifique-as na matriz da inovação e pense sobre o quanto aquilo pode gerar valor. Provavelmente, você irá se surpreender com a quantidade de inovação ao seu redor, que antes passava despercebida. E, como inovações aparentemente rápidas e simples podem agregar alto valor. Este pensamento ajuda a classificar, organizar e encontrar a melhor forma de mensurar. Este é o segredo dos inovadores que já descobriram o quanto vale a pena investir para gerar o máximo de valor com a inovação.

Acredite, vale a pena inovar!

Autor: Renato Serra Armani - Gerente de Inovação Dualtec

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