Diante de uma situação específica, coletam-se informações, buscam-se possíveis alternativas, identificando-se a melhor.
Condições para tomada de decisão
Avaliar certezas, incertezas, riscos, valores, pessoas envolvidas e momento.
Por que a tomada de decisão é um desafio?
A) Sobrecarga de informações
B) Mudanças rápidas
C) Incerteza crescente
D) Poucos precedentes históricos
E) Metas conflitantes
F) Mais oportunidades para falhas de comunicação
G) Menos oportunidades de corrigir erros
Estilo de decisores
O estilo de cada decisor resulta da influência de diversas variáveis, ente elas – a cultura e a experiência do indivíduo. Existem vários tipos de decisores: impulsivo, intuitivo, detalhista, ponderado e integrativo.
Qual é o seu estilo?
• Integrativo – esse decisor utiliza muita informação e gera o maior número de alternativas para melhor decisão.
• Detalhista – planeja muito em longo prazo, é burocrata, centralizador e controlador.
• Impulsivo – não faz planejamento e utiliza pouca informação para decidir. Geralmente é democrático e delegativo.
• Ponderado – bom planejador, estimula as pessoas a trazerem informações. Geralmente é controlador e não gosta de delegar.
• Intuitivo – utiliza pouca informação para decidir, mas procura analisá-la sob diversos pontos.
Etapas do Processo de Tomada de Decisão
1. Cenários
2. Reunião de informações
3. Obtenção de conclusões
4. Aprendizado para experiência
A chave para gerenciar essas quatro etapas de tomada de decisões é decidir quanto tempo dedicar-se a cada uma delas.
1. Cenários
Os cenários influenciam o ponto de vista de quem toma decisões, observa a questão e define parâmetros, para aspectos da situação que considera importante. Eles influenciam de modo preliminar quais critérios definem uma opção em lugar da outra.
Perigos ocultos na avaliação:
A) Falta de imparcialidade
B) Rapidez nas mudanças
C) Os cenários não capturam toda a realidade
D) Os cenários são fragmentados
E) Distorção pelo envolvimento emocional
2. Reunião de informações
A) Faça perguntas
B) Considere e teste várias hipóteses
C) Interprete as respostas
D) Decida quando parar de procurar
Perigos ocultos na avaliação: otimismo e auto confiança excessiva.
Deve-se buscar os fatos e as opções já conhecidos e produzir inferências razoáveis sobre os “desconhecidos”, para permitir a tomada de decisão face à incerteza. As alternativas são o “sangue” das decisões. Sem boas alternativas para optar é impossível tomar uma boa decisão.
3. Obtenção de conclusões
Você analisou o cenário que captura a essência do seu problema, gerou boas opções, reuniu excelentes informações, incorporou a incerteza no conjunto e está pronto para decidir. Você fará a melhor escolha? Nem sempre.
4. Aprendizado pela experiência
A) Adote uma mentalidade de aprendizado contínuo
B) Abandone critérios obsoletos
C) Analise completamente os dados disponíveis
D) Atenha-se aos fatos
E) Registre regularmente o que você aprendeu. “A experiência é saber o que aconteceu. Aprendizado é saber por que aconteceu.”
Perguntas importantes a serem feitas no processo de tomada de decisão
Quanto tempo devo gastar em cada etapa?
Quais são os meus pontos fracos e fortes?
Essa decisão afeta muito outras decisões?
Quais os impactos?
Necessito avaliar outros pontos de vista?
Qual o ponto crucial na questão que enfrento?
Ferramentas de Decisão
• Intuição – demanda pouco esforço, adequada a pequenas decisões e julgamento artístico
• Ponderação – ela leva a decisões de alta qualidade e os critérios de importância ficam transparentes
• Regras – demandam um pouco mais de esforço, fornecem mais qualidade e são fáceis de explicar
• Análise de valor – oferece decisões de maior qualidade, exige muito esforço. Todos os dados, inferências, valores e pesos atribuídos estão explícitos.
Prós e contras das ferramentas
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